A profª Drª Denise de Souza Fleith é professora adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Obteve seu Ph.D no National Research Center on the Gifted and Talented na University of Connecticut, nos Estados Unidos, sob a orientação do Dr. Joseph S. Renzulli. Recentemente realizou seu pós-doutorado na National Academy for Gifted and Talented Youth na University of Warwick, na Inglaterra. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e representante do Brasil no Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas. É uma das autoras do livro Toc, Toc... Plim, Plim! Lidando com as emoções , brincando com o pensamento através da criatividade, publicado pela editora Papirus; e em co-autoria com a profª Eunice Alencar, os livros Criatividade: Múltiplas Perspectivas (Editora UnB) e Superdotados: determinantes, educação e ajustamento (Ed. EPU).
A profª Drª Denise Fleith é autora de vários artigos sobre criatividade e superdotação publicados em revistas nacionais e internacionais, tais como Estudos de Psicologia; Psicologia: Teoria e Pesquisa; The Journal of Creative Behavior; Gifted and Talented International, Gifted Education International e Roeper Review. Tem, ainda, apresentado in�meros trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. Entre outras atividades, � consultora ad hoc do Minist�rio da Educação e de várias secretarias estaduais de educaçãoo. Em 2001, teve sua bibliografia incluída no Who’s who in the Science and Engineering, nos Estados Unidos.
Suas áreas de interesses são: (a) psicologia da criatividade, enfocando o desenvolvimento das habilidades criativas no contexto educacional, técnicas e programas de treinamento de criatividade, fatores inibidores e estimuladores da criatividade em sala de aula e medidas de criatividade; (b) psicologia do superdotado e do talentoso, enfocando os componentes sociais, emocionais e cognitivos do desenvolvimento do indivíduo superdotado, sistemas de identificação do aluno superdotado, serviços de atendimento ao indivíduo superdotado, alternativas ao currículo regular e avaliação de programas para superdotados; e (c) construção de instrumentos de avaliação de uso no contexto educacional.
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